As rochas são substâncias naturais constituídas por um mais minerais no estado sólido que cobrem vastas áreas da superfície terrestre.
Existem três tipos de rochas, que são classificadas consoante a sua composição e origem:
- Rochas sedimentares – são rochas que resultam da decomposição de materiais vindos de outras rochas, que depois de depositados, são compactados e consolidam.
Ex: arenito e calcário fossilizado
- Rochas magmáticas – são rochas que resultam da consolidação de magmas em profundidade e à superfície. Se forem magmas solidificados em profundidade chamam-se rochas magmáticas plutónicas ou rochas magmáticas intrusivas. Se forem de magmas solidificados à superfície chamam-se rochas magmáticas vulcânicas ou extrosivas.
Ex: rocha magmática introsiva – granito
rocha magmática extrosiva – basalto
- Rochas metamórficas – são rochas que aparecem graças a rochas já formadas quando experimentam novas condições físicas com maior pressão e o aumento da temperatura, o que leva a, também, alterações químicas. Durante estas modificações, estas rochas estão sempre no estado sólido e apresentam bandas que indicam muita pressão.
- Erosão – fase de desgaste das rochas já existentes e expostas.
- Sedimentação – fase em que se acumulam os detritos, das rochas expostas , causadas pela erosão.
- Sedimentos – detritos acumulados formam os sedimentos.
- Diagénese – um sedimento não é uma rocha. Após a deposição dos sedimentos, estes sofrem alterações físicas devido à pressão, aumento da temperatura e o passar do tempo, e alterações químicas. Os sedimentos perdem água entre eles, são pressionados, compactados e acimentados, ficando unidos dando origem a uma rocha coerente.
- Rocha sedimentar – produto da diagénese, acumulação de detritos que sofrem alterações químicas e físicas e dão origem a uma rocha coerente. Ex: arenito
- Metamorfismo – quando uma rocha é formada num determinado ambiente e aos poucos é deslocada para outro local com condições diferentes, esta rocha sofre alterações físicas e químicas, porque estão instáveis e podem alterar a mineralização das rochas. Os principais factores são o calor, a pressão, a circulação de fluidos e o tempo.
- Rochas metamórficas – são rochas que após estarem formadas foram deslocadas do ambiente e sujeitas a condições químicas e físicas diferentes, tornando-as instáveis. Ex: mármore
- Fusão – as rochas metamórficas se descerem muito no solo encontram temperaturas muito elevadas e passam do estado sólido para o estado liquido, transformando-se em magma.
- Solidificação – os magmas, com o movimento da Terra, vão-se aproximando da superfície e ao fazê-lo vão arrefecendo e solidificam.
- Rochas magmáticas – quando os magmas solidificam podem dar origem a dois tipos de rochas. Se solidificarem muito à superfície são rochas magmáticas vulcânicas. Se solidificarem em profundidade são rochas magmáticas plutónicas. Ex: plutónicas- granito; vulcânicas- basalto
(Granito)
(Basalto)
Sem comentários:
Enviar um comentário