terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Rochas



As rochas são substâncias naturais constituídas por um mais minerais no estado sólido que cobrem vastas áreas da superfície terrestre.

Existem três tipos de rochas, que são classificadas consoante a sua composição e origem:

- Rochas sedimentares – são rochas que resultam da decomposição de materiais vindos de outras rochas, que depois de depositados, são compactados e consolidam.

Ex: arenito e calcário fossilizado

- Rochas magmáticas – são rochas que resultam da consolidação de magmas em profundidade e à superfície. Se forem magmas solidificados em profundidade chamam-se rochas magmáticas plutónicas ou rochas magmáticas intrusivas. Se forem de magmas solidificados à superfície chamam-se rochas magmáticas vulcânicas ou extrosivas.

Ex: rocha magmática introsiva – granito

rocha magmática extrosiva – basalto

- Rochas metamórficas – são rochas que aparecem graças a rochas já formadas quando experimentam novas condições físicas com maior pressão e o aumento da temperatura, o que leva a, também, alterações químicas. Durante estas modificações, estas rochas estão sempre no estado sólido e apresentam bandas que indicam muita pressão.

Ciclo das rochas

- Erosãofase de desgaste das rochas já existentes e expostas.

- Sedimentaçãofase em que se acumulam os detritos, das rochas expostas , causadas pela erosão.

- Sedimentosdetritos acumulados formam os sedimentos.

- Diagénese um sedimento não é uma rocha. Após a deposição dos sedimentos, estes sofrem alterações físicas devido à pressão, aumento da temperatura e o passar do tempo, e alterações químicas. Os sedimentos perdem água entre eles, são pressionados, compactados e acimentados, ficando unidos dando origem a uma rocha coerente.

- Rocha sedimentar produto da diagénese, acumulação de detritos que sofrem alterações químicas e físicas e dão origem a uma rocha coerente. Ex: arenito

- Metamorfismo quando uma rocha é formada num determinado ambiente e aos poucos é deslocada para outro local com condições diferentes, esta rocha sofre alterações físicas e químicas, porque estão instáveis e podem alterar a mineralização das rochas. Os principais factores são o calor, a pressão, a circulação de fluidos e o tempo.

- Rochas metamórficas são rochas que após estarem formadas foram deslocadas do ambiente e sujeitas a condições químicas e físicas diferentes, tornando-as instáveis. Ex: mármore

- Fusão as rochas metamórficas se descerem muito no solo encontram temperaturas muito elevadas e passam do estado sólido para o estado liquido, transformando-se em magma.

- Solidificação os magmas, com o movimento da Terra, vão-se aproximando da superfície e ao fazê-lo vão arrefecendo e solidificam.

- Rochas magmáticas quando os magmas solidificam podem dar origem a dois tipos de rochas. Se solidificarem muito à superfície são rochas magmáticas vulcânicas. Se solidificarem em profundidade são rochas magmáticas plutónicas. Ex: plutónicas- granito; vulcânicas- basalto

(Granito)

(Basalto)

Sem comentários: